Regresso às aulas em segurança
O regresso às aulas em segurança preocupa pais, encarregados de educação e educadores. Não só pelo facto de começar um novo ano com novos desafios mas também porque, gripes, constipações e viroses regressam também
Antes de mais é necessário que a comunidade educativa tome consciência que as medidas de segurança básicas contribuem para a segurança de todos.
Todos os intervenientes no processo educativo devem procurar manter-se informados e atualizados e mostrarem-se disponíveis para esclarecer as dúvidas que crianças e jovens possam ter.
Há regras básicas que devem estar presentes, sempre.
- Caso alguém esteja doente deve ficar em casa.
- Ensinar e incentivar as crianças e os jovens a lavar frequentemente as mãos com água e sabão.
- Informar que devem evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
- Ao espirrar e tossir, tapar o nariz e boca com o braço ou lenço de papel que deverá ser colocado de imediato no lixo.
- Evitar a partilha de material escolar ou brinquedos.
- Evitar a partilha de comida e outros bens pessoais..
- Converse com o seu filho/educando sobre o novo ano letivo: pergunte-lhe quais as suas expetativas e receios e esclareça-os, se necessário.
- Roupa lavada, higiene diária regular e desinfeção do material escolar ajuda: é importante promover e incentivar a desinfeção do material escolar e das roupas no final de cada dia, após o regresso a casa.
Para as crianças o início do ano letivo é uma alegria! Para os pais e/ou encarregados de educação é um misto de alegria e preocupação a vários níveis.
Do material escolar ao vestuário, passando pelas deslocações e alimentação, há muito para organizar.
Consulte abaixo a brochura produzida pela Direção-Geral do Consumidor, por forma a ajudar na preparação do novo ano letivo.
Um excelente regresso às aulas!
Fontes:
DGS – Direção Geral da Saúde
DGC – Direção Geral do Consumidor
SNS – Serviço Nacional de Saúde