Mãos secas e gretadas

Mãos secas e gretadas

Mãos secas e gretadas são uma constante nesta altura atípica que vivemos em que a correta lavagem das mãos é a medida mais recomendada pela DGS (Direção Geral da Saúde) na prevenção da infeção por COVID-19. Como tal, aumentamos a frequência com que adotamos este hábito no nosso dia a dia.
Posto isto, devemos adotar também outros hábitos durante e após a lavagem das mãos. Escolher o sabonete ou creme adequados minimiza a aparência seca e gretada das mãos

Durante a lavagem

Lavar mãos durante pelo menos 20 segundos, esfregando todas as zonas, incluindo entre os dedos e a área em redor das unhas. É importante fazê-lo com água tépida ou fria – a água quente tem uma ação mais abrasiva, eliminando a gordura da pele. Dar também preferência a um sabonete hidratante.

Manter a pele bem hidratada

Depois de cada lavagem, ainda com a pele das mãos húmida, aplicar uma loção hidratante em toda a área das mãos, chegando também às pontas dos dedos e unhas. Se a pele já é seca por natureza, optar por um creme gordo e hidratante
É também recomendável o uso de luvas na lavagem da louça ou nas tarefas de limpeza domésticas.

Dica: Ter sempre uma pequena embalagem de creme hidratante, na bolsa, no saco do ginásio, no carro ou na secretária do trabalho, ao lado do álcool gel.

 

Fontes: 
DGS (Direção Geral da Saúde)
Hospital da CUF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *