Como limpar os utensílios do bebé?

Como limpar os utensílios do bebé?

Como limpar os utensílios do bebé?

Como limpar os utensílios do bebé? Brinquedos, biberons, chupetas, mordedores, talheres, babetes e tudo aquilo que faz parte do dia-a-dia do nossos bebés, acumulam microrganismos indesejados que podem ameaçar a saúde dos pequenotes.

Todos estes utensílios circulam pela casa, junto com estes traquinas, passando por todos os pisos e superfícies no caminho, podendo-se traduzir num perigo para a sua saúde, devido à presença dos mais variados microrganismos.

Posto isto, a higienização e desinfeção de todos estes itens deve ser feita corretamente e de forma eficaz no intuito de proteger os bebes de possíveis doenças e infeções.

Para simplificar esta tarefa, veja abaixo algumas dicas importantes.

Chupetas e biberons

  • A lavagem deve ser realizada em água corrente e morna;
  • De seguida, devem ser deixados de molho por 20 minutos numa solução livre de cloros e álcool. O peróxido de hidrogénio é sempre uma boa aposta devido à sua inocuidade.
  • Por fim, lavar novamente os itens com água e deixe secar.

Mordedores

  • Com ajuda de uma espoja, lavar os mordedores com água quente e detergente neutro. 
  • Enxaguar bem e verificar se a espuma do detergente foi removida totalmente. Se for recomendado pelo fabricante, pode ainda ser  mergulhado em água a ferver.

Panelas, potes e talheres

Para a higienização do objetos que são utilizados para a alimentação dos bebés, que podem acumular restos de comida e favorecer a proliferação de bactérias, o indicado é:

  • Separar os itens que são usados para alimentação do bebé.
  • Lava-los com água corrente e detergente neutro e deixa-los secar bem.

Pode-se ainda otimizar a desinfeção com um desinfetante em spray sem álcool.

Cadeiras, mesas

A limpeza de cadeiras e mesas de refeição deve ser feita com cuidados acrescidos. Nestes itens, é mais comum que os restos de comida fiquem agarrados.

  • Com ajuda de uma esponja passar com detergente neutro nos locais mais sujos e com restos de comida e manchas.
  • Em seguida, passar um pano húmido, retirando o excesso de detergente.
  • Por fim, secar todas as partes higienizadas com um pano seco.

Brinquedos

Os brinquedos devem ser lavados, pelo menos uma vez por semana. Contudo devem ser desinfetados diariamente. De preferência com produtos sem álcool e biodegradáveis que não necessitem de posterior enxaguamento.

Vestuário

A roupa dos bebés deve ser lavada separadamente da restante e com um detergente neutro e sem fosfatos. Caso este não seja desinfetante, deve ser agregado à lavagem um desinfetante têxtil adequado à pele dos bebés.

 

Fontes:
World Wide Web
DECO Proteste
Hospital da Luz

Deixe um comentário