Cuidar das plantas em casa

Cuidar das plantas em casa

Há poucas mas fundamentais regras ou dicas para cuidar de plantas em casa. É necessário perceber o espaço disponível em casa e adaptá-lo ao ambiente, luz e ao tipo de plantas que se escolhem.

Devemos ter sempre presente que as plantas são capazes de fabricar a sua própria energia através do processo de fotossíntese e para este processo ocorrer na perfeição são apenas necessárias três coisas: água, luz solar e dióxido de carbono.

Posto isto, basta seguir algumas dicas para criar um espaço verde de sucesso.

Como dito anteriormente, escolher o local adequado para colocar as plantas é o primeiro passo. Por regra, essa informação vem escrita no vaso ou pode ser explicada pelo próprio vendedor.
Há plantas que necessitam de muita exposição solar, outras nem tanto e isso faz toda a diferença na hora da compra.

Após a aquisição das suas plantas e destas se habituarem ao novo espaço, mude-as de vaso com um substrato adequado, sem nunca colocar as raízes no fundo do vaso ou estas não terão hipótese de crescer.

Garanta que o vaso novo tem buracos e coloque um prato por baixo para garantir a drenagem da planta ou então, a terra vai ficar empapada e as raízes vão apodrecer.

Cada planta tem necessidades específicas de água. Se algumas morrem por falta de água, são ainda mais as que morrem por excesso dela.
Não há uma regra certa para a rega, esta deve ser feita quando a terra no seu interior estiver seca, cobrindo toda a zona em redor da planta e não apenas num só local.

De notar que, quanto mais fria for a altura do ano, menos água a planta precisa.

As folhas murchas também não são sinal de falta de água. Às vezes as folhas estão murchas devido à asfixia das raízes que têm muita água acumulada no fundo do vaso. Elimine a água do vaso e deixe a terra secar.

Caso não passe muito tempo em casa, lembre-se que também há plantas próprias até para essas situações.

Boa jardinagem e acima de tudo, divirta-se!

 

Fontes: World Wide Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.