Como preparar a casa para o inverno?

Como preparar a casa para o inverno?

Como preparar a casa para o inverno?

Como preparar a casa para o inverno? Esta é a altura perfeita para preparar a casa para a chegada dos primeiros dias de frio. Se a chegada das baixas temperaturas exige cuidados especiais com a nossa saúde, o mesmo vale para os ambientes domésticos. 

Preparar a casa para o frio e chuva e ter cuidados adicionais é fundamental. Nesse sentido, estas são as limpezas de inverno a considerar.

Higienizar roupa de cama

Grande parte destes itens fica guardada para voltar a ser utilizada apenas nos meses mais frios. 

Ainda que tenha todo o cuidado de armazenamento, os cobertores, mantas e edredons tendem a ficar com o mau cheiro e acumular pó – principalmente se os armários ficarem em áreas escuras.

Para garantir a saúde de todos é fundamental tirar essas peças (assim como os casacos e roupas pesadas) do fundo do armário e higienizá-las antes do uso. Lave-os da maneira indicada para cada tecido ou opte pela lavagem profissional das lavandarias, que promovem uma higienização mais profunda. 

Remover manchas de mofo

Com o tempo que passam guardados no armário, é comum que casacos e roupas mais pesadas, como lã, camurça, couro ou veludo, apresentem manchas de mofo.

Se estiver com dúvidas sobre o método de lavagem e com receio de danificar as suas peças, a melhor escolha é contar com a limpeza a seco realizada em lavandarias. 

Arejar a casa, sempre 

É fundamental apostar na ventilação dos ambientes todos os dias, tanto na preparação quanto na manutenção da casa durante o inverno.

Para promover a circulação do ar, mantenha janelas e portas para áreas ventiladas abertas, por pelo menos algumas horas ao dia. Aproveite também a iluminação natural e a entrada da luz solar em casa. 

Vedar portas e as janelas

Para impedir a entrada de correntes de ar frio e, por outro lado, para evitar que o calor saia de dentro de casa. vede as janelas com uma fita isoladora, um “chouriço”, ou tubos de espuma ou de borracha.

Higienizar tapetes e cortinas

Garantir uma boa limpeza dos tapetes e dos cortinados para assegurar que não há ácaros acumulados e que pode andar confortavelmente em cima dos tapetes.

Manutenção dos telhados e paredes exteriores

Verificar telhas, placa e paredes para evitar o risco de infiltrações em períodos de mau tempo. Certifique-se que as calhas e ralos estão limpos, para permitir o escoamento da água da chuva.

 

Lembre-se: A nossa casa tem de estar preparada para enfrentar uma estação mais rigorosa e desafiante.
É também nesta altura do ano em que existe menor exposição solar e em que mantemos a casa mais fechada, o que a torna mais apetecível para ácaros, vírus e companhia.

 

Fontes: World Wide Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.