Ácaros

Ácaros

Ácaros são pequenos animais microscópicos que podem provocar em algumas pessoas reações alérgicas, maioritariamente com implicações no sistema respiratório. É possível tomar  medidas para reduzir a exposição aos ácaros.

O pó da casa é a principal fonte alérgica no interior das habitações, e é uma mistura composta por matéria inorgânica e orgânica, que inclui partículas de descamação de pele humana e animal (se houver animais domésticos em casa), fibras, esporos de fungos, vírus, insetos, restos de alimentos e de plantas de interior e ácaros.

Sintomas de alergia aos ácaros

Os sinais de uma alergia aos ácaros do pó podem variar de pessoa para pessoa.
É comum ocorrer corrimento nasal e obstrução das vias aéreas. Nos casos mais graves, a pessoa alérgica pode sofrer de irritação na pele, espirros, olhos lacrimejantes e asma.

Como manter a casa livre de ácaros?

  • Chão

Se tiver essa possibilidade, escolha ter pavimentos de madeira e descarte as alcatifas.
Evite também usar tapetes grossos, difíceis de limpar.

  • Roupa da cama

Os ácaros não gostam de materiais sintéticos, por isso apostar no poliéster e esquecer o algodão para a roupa de cama é uma boa aposta.
Prefira almofadas em espuma pela facilidade com que podem ser lavadas e dispense lençóis em flanela ou cobertores felpudos.
No que toca ao colchão, prefira os sintéticos, de espuma ou borracha.

  • Paredes e cortinas

Paredes e cortinas sem texturas. Paredes e cortinas lisas são facilmente laváveis e retêm menos pó.

  • Mobílias

Lisas e fáceis de limpar.
Nos quartos, tente não guardar livros, revistas ou brinquedos. Evitar televisões e aparelhos de som, pois acumulam imenso pó.

 

Fontes:  Profª Doutora Mariana Couto, Alergologista
Luana Freire, Jornalista de 
investigação.

Deixe um comentário